No início de dezembro, participei do Congresso Internacional de Sustentabilidade Urbana. Um evento que fecha os trabalhos do ano das redes de cooperação internacional URBENERE (Comunidades Urbanas Energeticamente Eficientes 2015-2018) e CIRES (Cidades Inteligentes Resilientes Eficientes e Sustentáveis 2018-2021), das quais faço parte representando a minha empresa Biossplena Inteligência Urbana.

O tema do encontro foi a Sustentabilidade Urbana, sempre atual e com novidades a serem apresentadas e debatidas. As redes são compostas por cerca de 150 pessoas, entre especialistas, gestores e empresários, integrando oito países diferentes. É uma forma para que as ações pensadas gerem resultados e melhorias para a sociedade. Outro objetivo é incentivar o ambiente colaborativo e o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais.

Foram três dias intensos, com palestras, workshops, visitas técnicas e reuniões específicas. Eu fui co-autora de um artigo que apresentei com o título: Metodologia Diagnóstica de Potenciais Turísticos a partir do Indicador de Complexidade Turística: Estudo de caso da Serra Gaúcha. Esta pesquisa foi encomendada pelo Grupo G30, Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Econômico G30 Serra Gaúcha. Trata-se de um grupo empresarial organizado para promover o desenvolvimento especialmente do turismo.

Além de nossa apresentação nas reuniões técnicas também atuamos na organização do evento e no receptivo dos palestrantes estrangeiros na cidade de Vila Velha, na universidade local – UVV.

Após, serão feitas publicações de artigos para a disseminação do conhecimento e busca de parcerias para concretizar os projetos e solucionar problemas das comunidades urbanas em foco. Entre os principais assuntos em pauta, estiveram a governança e gestão urbana, qualidade de vida no espaço urbano, reabilitação urbana, preservação e restauração do patrimônio construído, preservação e restauração dos ambientes naturais, gestão sustentável da água, esgoto, energia e resíduos entre outros.

Sou muito privilegiada de fazer parte destas redes junto com minha empresa, pois apesar de não ser paga para participar posso conhecer pessoas, aprender com práticas de outras regiões e países e ainda viajar aos locais de encontro. Para o ano de 2019 estão previstas 4 jornadas dentro da Rede CIRES: Cuenca- Equador, Blumenau-SC, Domingos Martins-ES e Portugal (sem definição da cidade. Para conhecer mais sobre o evento e ler mais artigos, basta acessar os anais junto ao site ciresurbenere.com

Figura 1- Mapa Complexidade Turística Gramado-Canela

Equipe reunida para debater a Sustentabilidade Urbana