Um seminário internacional totalmente voltado para as Comunidades Planejadas, Loteamentos e o Desenvolvimento Urbano, ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, em Fortaleza (CE). O Complan, que acontece uma vez ao ano, reúne profissionais envolvidos nos temas propostos, sempre voltados ao crescimento inteligente e gestão dos espaços públicos. Neste cenário, Giovana Ulian foi uma das convidadas a palestrar, dentro do evento ADIT Tech, a área de inovação e tecnologia do seminário. Mais de 300 pessoas acompanharam a explanação breve, pois o tempo foi dividido entre quatro profissionais.

A ADIT é a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, que promove forte network e geração de negócios aos associados, presentes em 18 Estados brasileiros. Na ocasião, Giovana apresentou a plataforma CidadePlena, voltada ao planejamento urbano, que confere às administrações públicas mais transparência para que as informações cheguem às pessoas de forma mais didática. É também um meio de dinamizar o processo de tomada de decisões, para que estes sejam feitos de forma compartilhada. Foram apresentados somente projetos inovadores, sempre com uma visão de futuro para modernizar as estruturas dos lugares onde se habita, levando em consideração os conceitos e tendências nacionais e internacionais.

No dia 23, a engenheira seguiu para a visitação de empreendimentos como a Smart City Laguna, que é considerada a primeira cidade inteligente social do mundo. Partindo da premissa que uma cidade é um ecossistema que o homem define os fluxos de materiais e de energia, uma cidade inteligente deve considerar práticas positivas também sobre a sustentabilidade econômica e social. Outro ponto a ser destacado é que o ambiente construído é pensado em todos os sentidos desde a infraestrutura, espaços públicos e mobilidade. A Smart City irá abrigar cerca de 3 mil pessoas, e o fato do projeto ser disruptivo é que todos os grupos sociais podem ter acesso a estrutura.

Por coincidência ou destino, no voo de volta para o Sul, Giovana leu um texto sobre o trabalho do advogado e pesquisador Ronaldo Lemos, onde ele fala sobre usar tecnologia para fortalecer a democracia e tornar a gestão pública mais inteligente e eficaz. “Esse é o plano que vem sendo debatido em diversas áreas e é importante este olhar para modernizarmos nossa estrutura nas cidades e ter visão para o futuro”, enfatiza Giovana. Na pesquisa de Lemos, ele defende o fortalecimento da democracia e das instituições através da unificação dos sistemas, uma vez onde um cadastro público é feito em um único portal, todos os dados da pessoa fiquem ali registrado para todos os serviços. Ideias complementares para o futuro das cidades ser mais acessível, menos burocrático e mais seguro.